segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Dedinhos mágicos

Não é que o outro dia eu fui ao Feira-Nova fazer compras e assisti (quase) gratuitamente a um espectáculo de magia!
Estes supermercados estão cada vez melhores e fazem cada vez coisas mais imprevisíveis para surpreender os clientes (embora neste caso, julgo que terá sido da iniciativa da empregada da caixa).

O que se passou foi o seguinte:

Fui às compras, eu e a minha irmã (que por acaso estava com fome), com a intenção de comprar apenas alguns bens essenciais tipo pão, peixe, cenouras para os coelhos, laminas de fazer a barba (ando a guarda-las para uma ocasião caso alguém tenha dúvidas que eu conhecia tal utensílio), coisas do genero... Acabamos por sair de lá com uns donuts, iogurtes e batatas fritas a mais (nota: nunca ides às compras com alguém que esteja com fome).

O espectáculo estava reservado para a hora do pagamento, escolhi a caixa e coloquei-me atrás das pessoas que estavam já a fazer o pagamento das suas compras quando ouço a senhora dizer "hmmm, e troco não me vai dar?" se calhar devia de ter topado e fugido a sete pés, mas erros desses podem acontecer a qualquer um...

De seguida fomos pagar as nossas coisinhas e tudo somado dava um valor total de 17,91€, entreguei-lhe duas notas de dez euros e ela pediu-me uma moeda de um centimo para ajudar nos trocos. Fácil! Olho para dentro da carteira esgravato e saco de lá uma moedinha de um centimo, olho para a senhora e qual Luís de Matos, tinha desaparecido uma nota de dez euros. "Ainda falta dinheiro..."
Pensei cá para mim, "Não pode..." eu tenho 99% de certeza de que lhe dei duas notas, após muito procurar entre sacos e compras a nota não apareceu e lá tive eu que sacar de mais uma nota para pagar.
Nestes casos há que dar sempre o benefício da dúvida às pessoas, mas fica aqui uma questão:


Se eu só lhe tinha dado dez euros, porque é que a preocupação da senhora foi pedir-me um cêntimo para trocos?

Nenhum comentário: