quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Obsessão

substantivo feminino


1.
acto ou efeito de importunar alguém; perseguição diabólica;

2.
preocupação constante e absorvente; ideia fixa;

3.
estado da pessoa que se crê atormentada pelo espírito maligno, pelo Diabo;

4.
MEDICINA (psicologia patológica) estado sintomático de diversas neuroses, e muito particularmente da psicastenia, caracterizado pelo facto de uma ideia, palavra ou imagem se impor ao espírito, independentemente da vontade, por acção espontânea do automatismo psicológico;


Hoje em dia olho à minha volta e vejo obsessão. Talvez não seja esta a palavra e devesse usar uma mais suave, menos agressiva como determinação ou vontade, mas eu prefiro chamar-lhe de obsessão, dando-lhe uma conotação bastante diferente da que aparece no dicionário do qual tirei o trecho que está um pouco acima. Por vezes assusta-me o que outras pessoas pensam de palavras que eu conheço e sei perfeitamente o que significam.

Mas voltando à obsessão que me rodeia, vejo as pessoas obcecadas com curriculos, séries, poder, dinheiro... e isso faz-me pensar.

Eu acho que estou doente... não estou obcecado com nada. Ou então estou e simplesmente é tão doentio que nem me dou de conta.


Um comentário:

sirk disse...

Tudo o que nos dá prazer, pode ser viciante: drogas, comida, sexo, poder, vaidade, jogo...
O tipo de obcessão que se "adquire" depende sempre das nossas fragilidades, do nosso passado e do que está mais à mão.

Sou demasiado obcessiva (lol, não... nunca fiquei obcecada pelos pecados mortais a não ser pela Gula, que tanto me tenho esforçado para sufocar...). Mas apesar de o ser tenho a consciência que é isso que faz de mim quem sou. E é isso que faz com que a minha vida tenha sempre uma ou duas ideias "diabolicamente" fixas.
Já o aceitei e pronto.
Se não as tens, aproveita.
Eu dava um rim para poder ser assim por uns momentos.